quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novo Todos os dias, as mídias responsáveis pela veiculação de notícias apresentam fatos que revelam que há um desenvolvimento em progressão geométrica de todos os tipos de tecnologias que influenciam nossa vida. Tal evolução afeta, como não poderia deixar de ser, o ambiente militar naval. Para tal, exige-se a criação do conceito de formação ao longo da vida, ou ainda, de formação continuada. Na MB este conceito está presente desde os primórdios de sua criação, sendo a formação contínua uma preocupação do Sistema de Ensino Naval. A formação continuada, também citada como educação continuada, destina-se “[...] tanto para atender às necessidades do sistema econômico, quanto para oferecer oportunidades de desenvolver suas competências como trabalhador e cidadão.” (BELLONI, 2003, p. 42) Em uma organização em que a tecnologia está em constante evolução, a formação da mão-de-obra que opera com a mesma, também deve estar em contínua atualização. Assim, as novas TICs a serviço desta formação continuada se apresentam como solução para: · superação de limitações geográficas; · atendimento a uma demanda de redução de custos; · oferecer oportunidades de qualificação sem descontinuidade do exercício das tarefas profissionais de rotina; e · atender às diferenças de ritmo de aprendizagem. Conforme Del Mestre e Paldao (1978, citado por GUTIERREZ, 1994) “O estudante de ritmo rápido pode render acima da média e um estudante lento pode avançar na velocidade que seja capaz, sem ter a sensação de sua diferença com outros estudantes.” Desde 1939, a Escola de Guerra Naval (EGN) já realizava curso por correspondência com o propósito de alcançar todo o efetivo de Oficiais distribuídos pelo Brasil. A partir desta iniciativa, outros cursos foram desenvolvidos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), utilizando a mídia impressa e os correios, atendendo a militares distribuídos pelo território nacional e a bordo de navios em viagem. A adoção de estratégias de ensino que se apropriem das vantagens das TICs, neste caso a on-line, pode ser uma alternativa de atendimento às necessidades de capacitação de pessoal de forma continuada e em serviço, além de se apresentar como uma ferramenta que pode modernizar as práticas pedagógicas adotadas nos cursos a distância realizados por correspondência na MB. Desde então, o EAD tem sido adotado em diversos cursos de qualificação e também em alguns cursos de carreira. Todo o potencial de vantagens desta modalidade justifica sua escolha e pode garantir a manutenção da qualidade da formação continuada, como é evidenciado a seguir. Além disso, é apresentado como suas características têm oferecido vantagens ao Sistema de Planejamento de Pessoal (SPP), podendo minimizar as ausências de postos de trabalho para realização de cursos, garantindo a capacitação e o cumprimento das tarefas do militar, simultaneamente. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed., Autores Associados, Campinas, 2003. 115 GUTIERREZ, Francisco; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica. Educação à Distância Alternativa. Campinas: Editora Papirus, 1994. 165 p.

Um comentário:

Vania Moreira disse...

Oi Rita,

Ufa, consegui entrar e comentar!
Muito bem, vc venceu a barreira!
Gostei muito do visual do seu blog, mas confesso que não li o texto, porque os meus neurônios também estão nas últimas!
Bjs,
Vania